sexta-feira, julho 18, 2003

Em pleno Vilar de Mouros!

Quem diria que em pleno Festival de Vilar de Mouros poderia estar a escrever no meu blogue! É verdade, até aqui, numa aldeia recolhida da confusão urbana, se pode ter acesso às mais recentes tecnologias da informação. E isto devido à presença deste festival, que proporciona aos seus participantes muito mais do que simples música. Sem contar, e depois de já ter passado pela tenda do artesanato, do palco de música portuguesa e do recinto dos "comes e bebes", vim parar ao camião da Fundação de Divulgação das Tecnologias de Informação, de Viana do Castelo onde pude aceder à Internet.
Por aqui, o tempo está agradável, com uma temperatura amena. Já começa a aparecer muita gente de estilos completamente dí­spares. Como hoje há concerto dos Sepultura vislumbram-se por aí muitos jovens vestidos de negro e cheios de tatuagens no corpo. Trazem botas da tropa e o cabelo comprido. São os denominados "metálicos".
Mas, o que mais me surpreendeu até agora, são aquelas raparigas (algumas bem novas!) que vêm de propósito (algumas de Espanha) para assistir ao concerto dos finlandeses HIM. Encontram-se já junto ao palco para os verem melhor e o seu traje é quase "diabolizante": estão todas vestidas de preto, munidas de piercings, brincos e anéis vistosos e com uma maquilhagem que parece saí­da de um filme de terror! Que pensarão os pais destas jovens? Será que apenas se "trajaram" de propósito para este festival, ou no dia-a-dia também se apresentarão assim? Não sei, mas que uma parte significativa da população jovem portuguesa se estão a deixar influenciar de forma, diria algo, perturbadora, por tendências que vêm de fora, isso é indiscutível. Não sou tão conservador ao ponto de pensar que tais comportamentos são errados, mas, num país de brandos costumes como o nosso, parece que a velocidade a que os jovens portugueses aderem a estas novas modas estrangeiradas não é a mesma com que evolui a mentalidade da generalidade da população. Enfim, não direi que estamos perante a geração rasca, mas talvez a geração libertina!
Bem, os concertos no palco principal estão quase a começar. Vou agora preparar-me para entrar em "ebulição cósmica"! Depois conto como foi...

Sem comentários: