quinta-feira, julho 31, 2003

Libéria: a desordem completa!

Ontem à noite a SIC-Notícias emitiu uma reportagem-choque que retrata a guerra civil que ocorre na Libéria há já alguns anos. Mais uma vez, foi a SIC-Notícias que exerceu o verdadeiro serviço público que deveria ser ponto de ordem na RTP.
O que ontem passou na televisão deixa qualquer pessoa consternada sobre a forma como a vida humana pode ser tão deprezível. Cidadãos de um mesmo país envolvem-se há vários anos numa verdadeira batalha campal com a intenção de dominarem o poder político. Dos dois lados da barricada encontram-se os afectos ao Presidente Charles Taylor e os rebeldes que tentam a sua destituição. Nesta guerra civil vale tudo: alguns "combatentes" chegam ao ponto absurdo de comerem corações dos inimigos como forma de, dizem eles, "ganharem forças". E muitos destes "combatentes" têm idades que rondam os 12 anos.
Enfim, uma completa desumanização que grassa na Libéria e noutros países do continente africano que nos faz interrogar sobre que fututro poderá ter a África quando o cérebro de muitos africanos ávidos de guerra parece ter um completo déficit de neurónios!

Sem comentários: