domingo, julho 13, 2003

Quando a escola não dá o exemplo!

Numa sociedade que apela cada vez mais à necessidade de incutir uma série de valores e princípios aos nossos jovens, é, no mínimo, surpreendente como é possível ocorrerem situações como a que passo a descrever.
Imagine o leitor que entra nas instalações de uma escola de uma vila do interior do país, escola essa frequentada por alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade. Ao passar pelo hall de entrada, junto ao Conselho Executivo da mesma, o leitor encontra um cartaz de dimensões consideráveis, onde consta a figura de um menino, com um ar tranquilo e sereno, a apontar com uma seringa (supõe-se com droga) no braço esquerdo. Por baixo de tal retrato, aparecem os seguintes dizeres: "Aqui não. Obrigado". Que pensará o leitor? Certamente que a primeira ideia que lhe vem à cabeça é a de que se pretende com o dito cartaz incutir nos alunos o princípio de que a droga é um mal, que se deve evitar. Mas em que casos? Com a mensagem transmitida, os alunos, sobretudo, os mais novos (de 11 e 12 anos) podem ficar com a ideia de que não se devem consumir drogas, mas apenas nas instalações escolares! Ora, tal situação, constitui um grave exemplo daquilo que a escola não deve ser: desleixada.
Efectivamente, com a mensagem "Aqui não. Obrigado" é possível levar os alunos a pensar da seguinte forma: "olha, aqui não nos deixam drogar, mas lá fora não há problema". É este tipo de situações que me levam a defender cada vez mais a necessidade de avaliar os professores, de forma rigrosa e imparcial, sobretudo aqueles que estão à frente dos destinos das nossas escolas. Quando alguns dos professores deste país, não sabem dar o exemplo, que se pode esperar dos nossos jovens, que, serão os homens e mulheres de amanhã.

Sem comentários: