segunda-feira, julho 14, 2003

Um livro dedicado aos bloquistas!

Nos últimos tempos, a acção protagonizada pelo Bloco de Esquerda (BE) não tem sido tão visí­vel, como a de há uns meses atrás, certamente devido à  ausência temporária do "picareta falante" Francisco Louçã no Parlamento. Todos aqueles que estão minimamente dentro da polí­tica portuguesa sabem que o BE vive muito à custa da truculência argumentativa de Louçã, que, quer esteja à  frente das câmaras, ou noutra qualquer ocasião menos mediática, aproveita cada pergunta que lhe façam para falar o mais que puder, descascando, a torto e a direito, em tudo aquilo que o Governo preconiza.
Por isso, dedico este artigo a todos aqueles que são fãs do BE e do seu lí­der, aconselhando a leitura de um livro, que trata de um problema de que todos os bloquistas padecem: o antiamericanismo primário!
Pois bem, o livro de que falo intitula-se "A Obsessão Antiamericana" e é do escritor françês Jean-François Revel, que tem nas últimas décadas realizado diversos estudos acerca deste terrí­vel sentimento de ódio contra os americanos que cada vez mais parece inundar as mentes de muitos europeus.
Ora, em Portugal, aqueles que mais lutam contra tudo aquilo que é "made EUA" e que dizem cobras e lagartos da globalização, são, para além dos comunistas (mas a esses não ha remédio que lhes valha!), os seguidores dessa agremiação partidária que dá pelo nome de Bloco de Esquerda.
Revel enuncia neste livro as causas deste misto de inveja e desprezo que muitos europeus nutrem pelos EUA, demonstrando as provas irrefutáveis de que tal situação é totalmente injustificável e injusta, sendo muito mais um sinal de fraqueza daqueles que são contra os EUA, do que propriamente um efeito do isolacionismo americano, tantas vezes, reivindicado por muitos europeus.
O facto dos EUA se terem tornado, após a Guerra Fria, na única superpotência mundial, confiou-lhes aos olhos dos socialistas mais radicais e extremistas, a ideia de que todo o mal que prolifera pelo mundo é culpa dos americanos. Ora, em Portugal, esta ideia peregrina e completamente descabida da realidade, é defendida pelo BE e pelos seus militantes, que aproveitam cada ocasião mediática para deitar achas para a fogueira do antiamericanismo. Eles, os bloquistas, que se dizem tão apologistas da solidariedade entre povos e da luta contra a discriminação, não vêem que com este palavriado de combate aos EUA, são, de facto, os primeiros a provocar a expansão da ideia do confronto entre ricos e pobres!
Por isso, aconselho todos os antiamericanos, sejam ou não do BE, a lerem com calma e atenção, a obra "A Obsessão Antiamericana", para aprofundarem um pouco dos verdadeiros motivos deste sentimento infantil e vitimista de muitos seguidores das ideias da esquerda mais radical.
Pode ser que assim se consigam "salvar", não digo os comunistas, mas pelo menos alguns bloquistas que foram na onda dessa moda actual que é ser-se do Bloco!

Sem comentários: