terça-feira, julho 15, 2003

Uma questão de coerência!

Nos últimos dias, o Presidente da República tem aproveitado muitas das suas aparições em público para demonstrar o seu descontentamento pela vontade que a maioria governamental teve de elevar à categoria de concelho as freguesias de Fátima e de Canas de Senhorim.
Penso que, efectivamente, Jorge Sampaio, tem tido nesta matéria o rigor e a imparcialidade que se lhe pedem, indo contra esta tentativa oportunista de anuir à vontade da população destas duas povoações, que, sem respeito pelas normas vigentes anseiam a todo o custo subir à categoria de concelhos, para, assim, receberem maiores apoios financeiros do Estado e se libertarem das suas actuais sedes de concelho.
No entanto, toda esta questão foi suscitada pela incoerência de alguns políticos, que, uns na ânsia de obterem votos e popularidade, e outros com o intuito de passarem a candidados de duas novas Câmaras Municipais, foram atrás da conversa do povo destas duas vilas, abrindo um precedente legislativo de possíveis consequências desastrosas ao nível do planeamento territorial de Portugal.
Por isso, torna-se de crescente importância que Jorge Sampaio faça valer a sua autoridade política, no sentido de não permitir o avanço deste imbróglio, que apenas reflecte a confusão e desleixo em que por vezes os nossos deputados se deixam levar.
Espero, sinceramente, que estes dois "pseudoconcelhos" morram ainda antes de terem nascido, e que o Presidente da República não vá atrás do sentimalismo bacoco que, por vezes, evidencia. O que se pede agora ao Chefe da Nação é que saiba agir com a autoridade que se lhe exige, vetando estas duas aberrações municipais a que o Parlamento anuiu.
A ver vamos se neste processo todo, Jorge Sampaio actua de forma adulta ou não! Afinal, trata-se apenas de uma questão de coerência política...

Sem comentários: