domingo, agosto 10, 2003

Era uma vez... na Ladeira!

Acabei de assistir ao Jornal da Noite da SIC, que deu um grande destaque ao falecimento de uma senhora idosa, apelidada pela apresentadora do noticiário como "santa da Ladeira". Também o sítio do Público na Internet faz a mesma referência. Ora, no dicionário da língua portuguesa "santa" significa "mulher canonizada"! O que quer dizer que qualquer telespectador menos atento poderá hoje ter ficado com a ideia que faleceu uma santa de Portugal. Nada mais errado!
De facto, o que se passou é que faleceu uma senhora a que muitas pessoas, provavelmente algo incultas e iliteradas, apelidaram de santa por, supostamente dizem elas, ter realizado muitos milagres e curado centenas de doentes! Acredite quem quiser! Eu não acredito!
Agora, o que não é admissível é que muita da comunicação social portuguesa venha afirmar que, por ter falecido uma senhora que muitos acreditam ter tido poderes sobrenaturais, logo morreu uma "santa"! Mais uma para a colecção de episódios de desinformação da imprensa portuguesa.

Sem comentários: