quarta-feira, setembro 17, 2003

Objectivo: apenas mais uns quantos milhões de dólares...

Ontem, assistimos ao lançamento em 100 países do mundo de um livro destinado às crianças e que, dizem as crónicas, foi escrito pela cantora e actriz Madona. Não me vou referir à qualidade do mesmo, pois não o li, não tenho pretensões de o ler, nem tão pouco tenho sensibilidade ou paciência para este tipo de literatura "Potteriana". No entanto, tendo em conta que neste mundo da literatura pouco ou nada se faz sem intenções materialistas, parece-me que o principal intuito de Madona e da sua editora é acrescentar uns quantos milhões de dólares na conta bancária da cantora e da sua editora, ao mesmo tempo que se passa a ideia de que Madona é uma figura angelical que escreve livros para ajudar os mais desfavorecidos.
Não dúvido de que parte das receitas das vendas deste livro e dos quatro que se seguirão serão, como afirmou a sua editora, para auxiliar os mais pobres, mas também não sou ingénuo ao ponto de pensar que a atitude de comprar um livro que, concerteza, nada trará de novo ao panorama da literatura infantil, não irá rechear ainda mais os bolsos de Madona. Já o seu último trabalho discográfico ficou muito abaixo do mínimo aceitável para uma cantora que nos anos 80 e princípios da década de 90 trouxe muito à música pop.
Mas, não fico surpreendido que muitos fanáticos da moda da novidade comprem o seu livrinho e até digam que o adoraram, entrando na onda de uma nova versão "Potteriana".

Sem comentários: