quarta-feira, setembro 17, 2003

Uma ideia descabida...

A proposta de alguns dirigentes do governo israelita para a deportação ou mesmo "desaparecimento" de Arafat, como forma de resolução do conflito entre a Palestina e Israel é, no mínimo, infundamentada e irrealista. Com esta ideia, Ariel Sharon e os seus "acólitos" dão a imagem de que parecem só querer mesmo que o terrorismo não cesse de ocorrer contra a população israelita.
Claro que uma das condições para que o conflito amenize (não penso que terminará por completo) é a entrada de um novo interlocutor por parte da Autoridade Palestiniana, mas essa nova personagem deverá aparecer naturalmente e sem recurso à retirada forçada de Arafat, pois a legitimidade de Israel para tal atitude é nula. Para que os grupos terroristas do Hamas e outros sejam destruídos é necessário que a Autoridade Palestiniana o queira e julgo que Arafat não está com tal ideia no pensamento. Será pois, necessário esperar pelo tempo de um novo líder da Palestina que venha com novas intenções, baseadas na democracia e no respeito pelo Direito Internacional.
Por outro lado, o Governo de Sharon está a ter uma postura demasiadamente voltada para o radicalismo de direita, que em nada tem contribuído para que a grande generalidade dos países da União Europeia estejam com vontade de apoiar as pretensões israelitas. Talvez tenhamos que esperar também por uma nova liderança israelita para que a paz seja realizável.
Até lá, novos atentados suicídas contra Israel e bombardeamentos na Cisjordânia deverão, infelizmente, ocorrer...

Sem comentários: