quinta-feira, outubro 16, 2003

25 anos de uma lenta evolução...

Hoje cumprem-se os vinte e cinco anos de pontificado de Karol Wojtyla à frente da Igreja Católica. Neste quarto de século o mundo não parou de evoluir, sobretudo no âmbito da mentalidade humana. Comportamentos que há dez anos eram completamente proibidos e discriminados, são agora aceites como banais. Povos que antes viviam oprimidos na ditadura, são hoje povos abertos à modernidade e à liberdade de pensamento e de acção.
No entanto, a Igreja Católica não evoluiu ao ritmo esperado e hoje depara-se com uma série de problemas difíceis de resolver: os padres envelhecem e escasseiam, os católicos praticantes são cada vez em menor número, a juventude afasta-se do catolicismo, novas seitas aparecem e multiplicam-se, etc. Por outro lado, o Papa é a imagem desta Igreja que envelhece, à qual lhe parecem faltar as forças.
Urge reformar a Igreja Católica. Certamente que este processo só será feito num próximo pontificado, mas, mesmo assim há que dar valor à forma como Karol Wojtyla se esforçou no papel de envangelização dos povos e união das várias religiões. Esperava-se mais, mas a velocidade a que o mundo evolui é demais para a máquina desta Igreja à qual parece faltar óleo, que é como quem diz, sangue novo...

Sem comentários: