segunda-feira, outubro 06, 2003

Começam as praxes...

Estamos em Outubro, época de abertura das Faculdades aos caloiros. Estes vão para os edifícios das suas Universidades ou Politécnicos, por um lado contentes por terem entrado no ensino superior, mas por outro apreensivos, por saberem que vão servir de entretém aos veteranos.
A praxe deveria constituir uma forma de integração dos caloiros às novas lides do ensino superior. Será que o é? Algumas vezes sim, embora pareça que essa forma de recepção seja cada vez mais uma maneira dos veteranos troçarem à risada à custa dos novitos da Faculdade, sem respeito pela dignidade humana.
Em relação ao meu caso, posso-vos dizer que, quando entrei no Ensino Superior, fui alvo de duas praxes: uma na Faculdade, de que não tenho saudades e que serviu apenas para gozo dos veteranos e outra na residência universitária que frequentei durante quatro anos, e que constituiu, de facto, uma verdadeira forma de integração na comunidade universitária pelo lado mais positivo.
O que se vê, hoje em dia nas Faculdades portuguesas é confundir praxe com humilhação, e aí é que está o problema deste fenómeno, que começa a não ser alvo de respeito pela verdadeira tradição académica!
E os grandes culpados deste problema são, em grande parte, as associações académicas, cada vez mais uma forma de trampolim para a política dos seus dirigentes, que não prestam um serviço em defesa dos interesses dos alunos. Mas, esta questão é para outro artigo...

1 comentário:

Anónimo disse...

A PRAXE É APANÁGIO DAS BESTAS QUE AS PRATICAM.

SÓ UMA MENTE DOENTIA PODE ACEITAR ESTAS PRÁTICAS - DITAS INOFENSIVAS.

A REINTEGRAÇÃO ESTUDANTIL, PROFISSONAL OU DE OUTRO QUALQUER GÉNERO PEDE E DEVE SER FEITA NATURALMENTE E NÃO COM ACTOS QUE DESPREZAM OS DIREITOS DE CADA UM.

É TEMPO DE A SOCIEDADE SE OPÔR A ESTAS ACTIVIDADES COERCIVAS E DE INTIMIDAÇÃO. É QUE NA NOSSA MEMÓRIA ESTÃO ACTOS DE SERES ABJECTOS QUE GOZARAM E GOZAM COM O ESCÁRNIO E HUMILHAÇÃO DOS SEMELHANTES, CUJOS TERRÍVEIS NOMES DÃO POR HITLER E BIN LADEN, PARA NÃO DIZER MAIS.

SEI QUE MESMO ASSIM HAVERÁ QUEM CONTINUE A GOSTAR DE SER GOZADO. ESSES, NÃO SE ESQUEÇAM... PASSEM NO ZOO MAIS PRÓXIMO E INSCREVAM-SE COMO BESTAS, POIS NÃO FALTARÁ QUEM OS MONTE.