sexta-feira, outubro 31, 2003

Contra factos...

Pela primeira vez na recente história de Portugal no contexto da União Europeia (UE), o nosso país aparece como o mais pobre da UE, depois de este ano a Grécia ter ultrapassado o PIB/per capita português.
De quem é a culpa? Será de Portugal, que evoluiu mais lentamente que os outros países da UE ou estamos isentos de qualquer responsabilidade? E se for nossa, de que Governo é a culpa (PSD/PP ou PS?), ou será da falta de empenho dos partidos da oposição?
Opinar é fácil. Por isso, vamos aos factos. A Comissão Europeia refere no seu relatório de Outubro que entre 1988 e 1997, Portugal vinha a aproximar-se da média do rendimento da UE, mas desde há seis anos que o país diverge do rendimento gerado pela média dos Estados-membros. Ou seja, foi precisamente nos anos de (des)governação dos socialistas à frente dos destinos de Portugal que nos começámos a afastar dos nossos parceiros comunitários, o que demonstra bem como, nos tempos das "vacas gordas" em que o PS esteve no Governo, os nossos governantes não souberam incentivar a poupança. Pelo contrário, apelaram ao consumo desenfreado, fazendo com que o endividamento das famílias se tornasse incontrolável, disparando, assim, a diferença entre os índices de produção e de consumo.
Resumindo, em vez de termos aproveitado os tempos de bonança para aumentar o nosso PIB/per capita, andámos distraídos num consumismo acelerado, que impediu a poupança e afecta agora a nossa recuperação económica.
Será que ainda são necessários mais factos para que alguns distraídos metam na cabeça que foi o Governo de António Guterres que nos meteu nesta crise?

Sem comentários: