quarta-feira, outubro 29, 2003

Era uma vez em Rabo de Peixe...

A revista Visão desta semana traz uma reportagem sobre a proliferação da droga em Portugal. São-nos dado a conhecer vários casos de localidades que estão a ser inundadas por este flagelo, entre elas uma vila que dista 10 Km de Ponta Delgada, nos Açores, de seu nome Rabo de Peixe.
Na revista afirma-se que, actualmente, o arquipélago dos Açores lidera as estatísticas nacionais de consumo de droga (número de toxicodependentes por cada 100 000 habitantes). É-nos relatada a situação que se vive em Rabo de Peixe, uma vila onde impera a miséria e onde a droga é familiar a todas as pessoas. Fica-se com a ideia que nos Açores, "o consumo de droga se democratizou".
Já tinha ouvido falar de Rabo de Peixe, como uma localidade onde o nível de educação está muito abaixo do mínimo exigível e onde os pais preferem ter uma parabólica em casa do que ter os filhos na escola. Fico agora a saber que é nos Açores que se localiza o maior reduto de consumo de droga em Portugal.
Quero apenas deixar aqui uma questão: que tem feito o Governo Regional dos Açores no sentido de tirar esta vila (conhecida na União Europeia como uma das localidades mais miseráveis da UE!) da pobreza em que os seus habitantes vivem?

Sem comentários: