terça-feira, outubro 21, 2003

Nem 8 nem 80...

Hoje fui assitir a um colóquio organizado pelo Sindiacto de Professores da Região Centro, dedicado à reforma da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE), e depois de algumas horas a ouvir representantes do sindicato e de todos os partidos com representação na Assembleia da República (com excepção do PP), cheguei ao fim ainda mais confuso do que quando entrei para o auditório a fim de ser elucidado.
E isto porque, para a mesma questão, ouvi opiniões completamente antagónicas acerca do que o Governo pretende fazer com a LBSE. Enquanto que os representantes do sindicato e os deputados do PS, PCP e BE disseram "cobras e lagartos" da proposta do Governo (com maior insistência para o sindicato), o deputado do PSD apontou considerações totalmente opostas às anteriores.
Ou seja, uns afirmaram que com a aprovação da proposta do Governo se vai assistir à destruição do sistema público de ensino, enquanto que o representante do PSD afirmou que com esta nova Lei os professores e os alunos ficarão a ganhar. Cada um argumentou à sua maneira e chegou-se ao final do debate com as mesmas ideias com que o mesmo começou. Uns contra e outros a favor, sem que ninguém tivesse ao menos tirado uma vírgula às suas considerações...
Com este colóquio apenas cheguei a uma conclusão: não é com ideias dogmáticas (de sindicatos ou de partidos) que se conseguem atingir consensos imprescindíveis a uma alteração de uma lei tão importante como é a LBSE.

Sem comentários: