terça-feira, outubro 28, 2003

O dedo na ferida...

Na entrevista de ontem à RTP, o Presidente da República (PR) deu a sua opinião acerca de variados assuntos, uns mais melindrosos (relação entre a polí­tica e a justiça), outros mais banais (Governo e União Europeia). No geral, Jorge Sampaio demonstrou aquilo que é e tem sido enquanto PR: uma figura independente e que não se comporta como um obstáculo à normal governação do paí­s. Contudo, não evitou mandar algumas mensagens a Durão Barroso que servem de "puxão de orelhas".
Na sua entrevista, Sampaio afirma algo que constitui, sem dúvida, um alerta para uma área da governação que, nos últimos tempos, não tem tido dias fáceis. Refiro-me à educação, onde Sampaio afirma categoricamente que sem investimento na educação, não se potencia o desenvolvimento do país. Ora, neste último orçamento, referente a 2004, a despesa pública na educação sofre um abalo de cerca de 4%, o que, no entender de Sampaio é incompreensível.
Penso que o PR tocou na ferida que contamina este país. De facto, com um sistema de educação onde abunda a permissividade, a desordem, a instabilidade e um estado de espírito de angústia, não é fácil encontrar o caminho do desenvolvimento.

Sem comentários: