segunda-feira, outubro 06, 2003

O perigo da Constituição Europeia!

Este fim de semana reuniram-se em Itália os Chefes de Estados da futura Europa dos 25, para discutirem a criação de uma possível Constituição Europeia, que em grande parte já se encontra redigida.
O grande objectivo (obviamente camuflado) é o de que, com a entrada de dez novos membros já no próximo ano, as regras de voto das decisões da UE sejam alteradas para que os países mais ricos da UE (sobretudo a Alemanha e a França) não percam poder nas decisões da UE.
Em Portugal começa-se já a falar na possibilidade de um referendo à Constituição Europeia. Mas, a verdade é que os portugueses estão-se simplesmente a "baldar" para esta questão, em grande parte porque os nossos governantes e a nossa comunicação social só de vez em quando se refere a este tema. Mas, a iliteracia de que padece o nosso povo é outra causa para este completo desinteressante pelo tema europeu!
A verdade é que, com esta Constituição Europeia, tal e qual como está pensada, não vamos longe e Portugal afundar-se-á ainda mais ao poder de decisão dos grandes da Europa.

Sem comentários: