segunda-feira, outubro 27, 2003

O regresso do Gugu...

Nos noticiários de hoje à  noite tivémos a oportunidade de ouvir uma declaração do antigo Primeiro-Ministro António Guterres, proferida numa reunião da Internacional Socialista no Brasil. Gugu afirmou no seu discuro que, enquanto que a direita governa com base nos cálculos e tendo em vista interesses, a esquerda governa com a alma, com base em ideais.
Esta afirmação extremamente redutora de Guterres demonstra bem como ainda há pessoas (e não devem ser poucas!) que sofrem de tiques idealistas, confundindo a complexidade de governar com a simplicidade das ideologias políticas. Este síndrome, muito comum nos socialistas e comunistas portugueses, advém do facto da esquerda portuguesa não ter tido ainda a capacidade de se libertar do seu passado. Neste particular destacam-se os comunistas, que nem sequer o seu símbolo da foice e do martelo foram ainda capazes de alterar.
Em pleno século XXI, quando Portugal está de pedra e cal numa União Europeia, que se afirma como uma organização defensora da iniciativa privada e da livre concorrência entre Estados, regiões e empresas, sempre no benefício do cidadão comum, surpreende ver o nosso Gugu afirmar coisas tão disparatadas como esta teórica dicotomia esquerda-direita.
Não haverá ninguém que ensine ao Gugu que são, ou pelo menos devem ser os homens e não as ideologias que fazem a verdadeira política?

Sem comentários: