sábado, outubro 18, 2003

Ordem e disciplina...

Duas das principais premissas do regime de Salazar eram o respeito pela ordem e disciplina que todos os cidadãos, independentemente da sua idade ou condição social, deveriam ter, tanto pelo regime, como nas suas relações familiares, laborais, sociais ou outras.
Agora, a ordem e a disciplina são meros conceitos vagos, sobretudo para a nossa juventude, que se comporta como se a liberdade fosse o mesmo que libertinagem. É por esta razão que penso que seria bom aplicar no nosso sistema de educação qualquer medida que "obrigasse" os nossos jovens e adolescentes a perceberem que só com ordem e disciplina se consegue "singrar" honestamente na vida.
Não defendo que se introduza em Portugal a medida adoptada recentemente pelo governo russo, que introduziu uma disciplina obrigatória de manejo de armas nos 10º e 11º anos de escolaridade. Não será necessário ir tão longe! Mas, que tal introduzir nas nossas escolas qualquer coisa parecida com uma disciplina de "introdução às boas maneiras" (IBM), valorizada de tal forma que, quem não tivesse nota positiva, não poderia progredir de ano? Talvez com esta IBM, muitas das nossas crianças escapassem ao futuro da outra IBM (introdução aos baldes de massa).
Proponho que seja Paulo Portas o Ministro com a incubência de aplicar esta verdadeira medida reformadora.

Sem comentários: