sexta-feira, outubro 24, 2003

Sempre a abrir!

Este artigo, tendo em conta o título, podia facilmente relacionar-se com a questão que se tem verificado nos últimos tempos, de diversos automobilistas realizarem competições de velocidade na Ponte Vasco da Gama ou ainda com aquelas estúpidas corridas de carros em sentido contrário. Mas não, o presente artigo centra-se no facto de Durão Barroso ter dado a sua aprovação à construção do TGV em Portugal, com a primeira ligação externa a ligar o Porto a Vigo. Parece pois que Durão quer que os portugueses passem a andar a grande velocidade, mas em comboio.
Num tempo em que nos ultimos anos se têm fechado uma série de linhas férreas e em que andar de combóio equivale a, muitas vezes, ter de aguentar com atrasos brutais e velocidades de 80km/h, pensar no TGV, sem modernizar muitas das linhas férreas de Portugal é, mais uma vez, favorecer o litoral, em detrimento do interior. Destaco como exemplo o caso da cidade de Viseu, capital de distrito, que, já há alguns anos não tem transporte ferroviário, nem parece que vá ter nos próximos que aí vêm.
Cá para mim o TGV só vai mesmo beneficiar as duas maiores cidades de Portugal, permitindo uma mais rápida entrada dos turistas europeus que nos visitam. De resto, tendo em conta o traçado de que se fala (ligação a Madrid por Évora, sem paragem em cidades do interior) prevejo que o TGV ainda vá acentuar mais as assimetrias entre o litoral e o interior deste nosso Portugal.

Sem comentários: