domingo, outubro 12, 2003

Seria talvez mais merecido...

Nos últimos dias falou-se muito da possibilidade de o Prémio Nobel da Paz ser entregue este ano ao Papa João Paulo II, pelo seu contínuo trabalho em prol da paz, ainda para mais a poucos dias de se comemorarem os 25 anos do seu pontificado.
Pois bem, as expectativas saíram furadas e quem acabou por receber o Prémio foi a ilustre desconhecida jurista iraniana Shirin Ebadi. Segundo o Comité Nobel norueguês, a distinção visa reconhecer o seu trabalho "pela democracia e pelos Direitos Humanos", nomeadamente, os seus esforços para conciliar "o Islão e os Direitos Humanos fundamentais".
Penso que o Comité do Prémio Nobel optou, este ano, por seguir um caminho que alerte o mundo no sentido de atenuar as divergências entre o mundo ocidental e o mundo islâmico, num tempo de diversos conflitos civilizacionais. Não obstante o prémio ser politicamente bem entregue, acho teria sido mais justo galardoar o Papa com este Nobel, sobretudo como corolário de um trajecto de quase 25 anos em prol da união das diversas religiões e de defesa da Paz mundial.

Sem comentários: