quinta-feira, outubro 30, 2003

Supostas mulheres...

O canal da Cabo Visão Odisseia, tem ao longo desta semana emitido uma série de documentários sobre os transsexuais, relatando situações concretas de homens que resolveram mudar de sexo e transformar-se em supostas mulheres. Estas reportagens demonstram bem como os transsexuais sofrem de uma doença que ainda não foi suficientemente estudada, mas que parece singir-se ao facto de o corpo destas pessoas não estar de acordo com o que vai dentro do seu cérebro. É como se o cérebro fosse o de mulher e o corpo o de um homem.
Nunca consegui compreender os comportamentos desviantes de homosexuais, bisexuais e transsexuais. Não sei qual destes comportamentos é o menos normal, mas, não é esta incompreensão que me leva a admitir ou a aceitar que a medicina seja utilizada como um meio para alterar o sexo de um ser humano.
A medicina deveria reger-se por uma ética que não deveria admitir este tipo de "aberrações": termos supostas mulheres que já foram homens. Fala-se muito na clonagem e nos seus usos indevidos, mas muitas vezes esquecemo-nos de outras situações que a medicina admite, mas que uma consciência responsável e moralmente ética deveria desprezar: a utilização de hormonas e de operações para transformar um homem numa suposta mulher.
Bem sei que criticar sem deixar soluções é tarefa fácil. Por isso, aqui deixo uma solução para os transsexuais: eles que aceitem o corpo que têm e mudem o que vai dentro do seu cérebro, em vez de optarem pelo contrário, que é uma atitude a roçar o anti-humano...

Sem comentários: