domingo, outubro 26, 2003

Uma dívida estrondosa

Angola deve a Portugal mais de 2 mil milhões de dólares, quantia esta que se prepara para ser paga faseadamente através de um acordo estabelecido entre o Governo de Durão Barroso, que partiu hoje para Angola, e o Estado Angolano. Este valor, deveras exurbitante, não serviu, certamente, para o Governo de José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola, o aplicar na melhoria da qualidade de vida dos angolanos. Pelo contrário, serviu sim para aguentar financeiramente uma guerra civil que durou longos anos e fez de Angola um dos países menos desenvolvidos do mundo.
Angola, que é um país com elevadas potencialidades de desenvolvimento, dada a sua riqueza em petróleo, ouro, marfim e outras matérias-primas, bem poderia estar melhor no contexto dos países africanos. Poderia ser uma outra África do Sul. No entanto, a guerra civil que Portugal, indirectamente, permitiu (e aqui teríamos de falar no péssimo processo de descolonização levado a cabo por Mário Soares) originou a ruína de Angola.
Esperemos que agora, em tempo de paz, Angola pague o que deve a Portugal e que os seus governantes saibam, de uma vez por todas, aplicar a riqueza que a terra lhes dá na efectiva melhoria do nível de vida dos angolanos.

Sem comentários: