quarta-feira, novembro 05, 2003

Alfacinhas ou tripeiros?

Durante o jantar que hoje tive com uns colegas, tivémos uma conversa animada sobre as semelhanças e diferenças que existem entre as pessoas de Lisboa e do Porto. A única conclusão a que chegámos é que as diferenças são bem maiores que as semelhanças. Enquanto que uns defendiam a ideia de que os alfacinhas são mais calorentos na recepção aos de fora que os do Porto, outros afirmavam que os tripeiros são menos dicriminatórios que os de Lisboa.
Vivi em Lisboa vários anos, onde tirei o curso superior, e sou visita habitual na capital onde tenho família, e, pela experiência aí adquirida, penso que os lisboetas são extremamente hospitaleiros, até porque muitos daqueles que vivem em Lisboa são oriundos de outras regiões do país.
Quanto ao Porto, apesar de não conhecer tão bem a cidade, penso que os seus habitantes têm mais dificuldades em receber um forasteiro, sobretudo se for de Lisboa, especialmente devido ao síndrome de inferioridade de que muitos padecem, aliado ao fanatismo clubista de muitos tripeiros (que se deixam levar pelo discurso inflamado de Pinto da Costa).
Enfim, Lisboa e Porto são cidades muito diferentes. Ora, como são as pessoas que fazem as cidades, logo é lógico pensar que alfacinhas e tripeiros têm posturas e maneiras de ser bem distintas. Quanto a mim, continuo a preferir a cultura alfacinha à cultura tripeira!

Sem comentários: