sexta-feira, novembro 28, 2003

De volta à política

Nos dois últimos dias, o Presidente da República (PR), Jorge Sampaio teve declarações que devem ter deixado Durão Barroso com uma espécie de nó na garganta. Mas, este não se deixou ficar e respondeu à letra.
De facto, Sampaio veio criticar a pretensão da maioria PSD/PP em querer avançar com uma nova revisão constitucional. Sampaio foi muito directo e acusou, indirectamente, o Governo de se desculpar nalguns pontos fracos da Constituição,para agora se lembrar da sua revisão. Por seu lado, Durão Barroso não ficou calado e já veio afirmar que não deve haver qualquer reserva de princípio à adaptação da Constituição. Durão respondeu, através dos jornalistas, a todas as críticas de Sampaio, tendo inclusivé mandado uma "farpa" ao PR, ao afirmar que não trocaria a nossa Constituição pela espanhola, depois de Sampaio ter dado o exemplo dos espanhóis, que só por uma vez alteraram a Constituição.
A segunda crítica que Sampaio faz ao Executivo, por meio do jornal Público, tem a ver com a acusação que o PR faz à tentativa do Governo em querer privatizar sectores que deveriam continuar a ser da competência do Estado. Esta é a primeira resposta de Sampaio à reforma da Administração Pública que este Governo está a levar pela frente. Ora, Barroso já veio afirmar que as reformas são para levar adiante.
Porque se deverá esta mudança de atitude de Sampaio?
Penso que Sampaio resolveu agora tomar maior protagonismo para os assuntos que realmente interessam à  Nação, depois de uma temporada em que foi "passado para trás" pela actuação desastrosa de Ferro Rodrigues. Por seu lado, Durão Barroso não se deixa afectar pela actuação de Sampaio e tem sempre resposta pronta para o PR.
Acho que a política é isto mesmo: confronto de ideias e troca de opiniões, sempre na procura do bem-comum...

Sem comentários: