terça-feira, novembro 11, 2003

Intercidades esquecido...

Nestes últimos dias só sem tem falado do TGV e da futura ligação rápida a Espanha e ao resto da Europa. Nada tenho contra o trajecto, ou melhor, os vários trajectos escolhidos para fazer a ligação ferroviária de Portugal ao centro da Europa. Antes pelo contrário, penso que a decisão final é deveras vantajosa, tanto para o Porto, como para Lisboa.
Apenas me inconformo pelo facto de não se ter aproveitado esta ocasião para revitalizar um conceito algo esquecido e posto de parte nos últimos anos: as linhas ferroviárias de intercidades. Como é possível que algumas cidades de Portugal continuem a não ter uma ligação ferroviária decente, quer a Lisboa e ao Porto, como a Espanha? Falo dos casos de Bragança, Vila Real, Viseu (esta nem sequer tem linha ferroviária!), Portalegre ou Évora, que continuam a ver passar combóios lentos e que seguem às curvas até ao litoral.
Seria bom ter aproveitado esta ocasião para debater um pouco a rede ferroviária convencional portuguesa. Mas, mais uma vez privilegiou-se o litoral e esqueceu-se o interior de Portugal...

Sem comentários: