terça-feira, novembro 18, 2003

A policia portuguesa

Segundo números do Ministério da Administração Interna, em Portugal os polícias abusam do uso das armas de fogo quando se trata de fazer perseguições. Segundo o Público, este ano morreram seis pessoas na sequência de intervenções policiais com recurso a arma de fogo, quatro das quais em situações de perseguição automóvel.
Ora, nos noticiários de hoje já se veio criticar a polícia portuguesa por querer imitar os policias dos filmes de Hollywood. Em Portugal, ora se diz mal da policia por "não fazer nada", ora se critica por matar ao desbarato e em exagero. Acho que são criticas que não correspondem à verdade dos factos. No entanto, face às criticas de hoje, das duas uma: ou queremos uma força policial que use, sem abusar, dos meios de que dispõe para defender a ordem pública, ou pugnamos por uma PSP "mansinha" que intervenha com cautela redobrada.
Por mim, prefiro uma PSP que passe para a opinião pública a imagem de que é, efectivamente, uma força de segurança, que prima pela ordem e pelo bem-estar das populações, fazendo uso efectivo dos meios de que dispõe. Talvez assim, os assaltantes deste país passem a temer a polícia portuguesa, em vez de a "gozarem", como acontece actualmente.

Sem comentários: