terça-feira, novembro 25, 2003

Portugal parodiado...

O mesmo realizador de filmes como "Quatro Casamentos e um Funeral", "Nothing Hill" ou "O Diário de Bridget Jones", apresenta-nos agora a comédia romântica "Love Actually" ("O Amor Acontece"). Este filme, onde a ironia e a paródia reinam, ficou conhecido em Portugal por ter como protagonista a portuguesa Lúcia Moniz, no papel de uma jovem empregada que irá viver um romance com um escritor que se refugia em França para sarar feridas de amor.
A comédia é tipicamente britânica e recomenda-se a quem quer passar duas horas a rir de situações que nos fazem recordar episódios da vida real. No entanto, nas salas de cinema desse mundo fora, quando os amantes do cinema se depararem com a personagem interpretada (e bem) por Lúcia Moniz, muitos deles (os mais desconhecedores da realidade portuguesa) ficarão com a ideia que Portugal é ainda um paí­s atrasado e com uma população provinciana.
É que há o risco de, noutros países, a personagem interpretada por Lúcia Moniz ser reconhecida como o protótipo do tí­pico português: pobrezinho, humildezinho, sem formação e à procura da felicidade no estrangeiro... O que não corresponde, inteiramente, à verdade...

Sem comentários: