quarta-feira, novembro 19, 2003

Uma questão de falta de educação...

Muito se escreveu e disse hoje a propósito do balneário destruído pelos jogadores da selecção portuguesa sub-21, depois do importante jogo de ontem com a França. Houve quem criticou, quem desculpabilizou e até houve aqueles que elogiaram a atitude dos jovens jogadores.
No noticiário das 21 horas da SIC-Notícias ouvi a opinião do jornalista David Borges, que reflectiu sobre esta questão de forma um pouco mais abrangente. Afirmou ele que a juventude portuguesa está, nos últimos tempos, a tomar atitudes que demonstram uma enorme falta de educação.
E, de facto, reflectindo um pouco chega-se facilmente à conclusão que, ultimamente, se têm multiplicado os exemplos de como a nossa juventude parece não querer largar o "cognome" de rasca. Temos o caso dos jovens universitários de Coimbra que se comportam como se fossem donos da Universidade, o caso das claques de futebol que parecem querer apenas fomentar a confusão, o caso de muitas crianças que em casa desrespeitam os pais e que nas nossas escolas desrespeitam os seus professores, o caso dos bandos de jovens que assaltam combóios e agridem polí­cias, entre muitos outros exemplos que poderiam ser dados. Claro que nem toda a juventude é ruim, mas parece-me que os bons exemplos são cada vez mais escassos.
É caso para dizer que, caso Salazar se levantasse do túmulo e visse o estado a que chegou a (má) educação e o respeito em Portugal, nem se acreditaria...

Sem comentários: