sexta-feira, dezembro 26, 2003

BALANÇO: os acontecimentos nacionais de 2003

Durante 2003, três assuntos dominaram a opinião pública portuguesa: o caso Casa Pia, a crise económica que tomou conta dos bolsos das famílias portuguesas e os inúmeros incêndios florestais deste Verão.
Considero como acontecimento positivo do ano a investigação levada a cabo pela jornalista Felí­cia Cabrita, do semanário Expresso, que desencadeou a investigação, pela Polícia Judiciária, da rede de pedofilia da Casa Pia. Fica mais uma vez provada a importância cada vez maior da comunicação social na denúncia de situações escandalosas, e que de outra forma, provavelmente, nunca viriam a lume.
O acontecimento negativo do ano foi, quanto a mim, a incapacidade que o Governo de Durão Barroso demonstrou em conter a chamada "obsessão" do déficit orçamental. De facto, acho que o Governo não conseguiu fazer ver ao país a importância de equilibrar as contas públicas, originando um clima de desânimo e de falta de confiança. A par desta situação, considero a época anormal de incêndios deste Verão um acontecimento que também desanimou em muito a população portuguesa.

Sem comentários: