quinta-feira, dezembro 18, 2003

A defesa de que honra?

Tenho estado a assistir, através da SIC Notícias, ao debate mensal que ocorre na Assembleia da República entre o Governo e os deputados. Como sempre, também desta vez, ocorreram uns incidentes entre as bancadas parlamentares da esquerda e da direita, que, sob pena de demonstrarem alguns tiques de irresponsabilidade por parte de alguns deputados, têm a vantagem de tornarem o debate menos discursivo e mais expontâneo.
No entanto, há algo que me irrita cada vez que vejo estes debates. É o facto de, sempre que o debate não corre bem para algum dos partidos, o seu líder parlamentar ou outro deputado mais conhecido vir afirmar que pretende defender a sua honra, servindo-se deste subterfúgio para falar um pouco mais, vitimizando-se ou atacando o seu interlocutor. Desta vez, foram António Costa e Ferro Rodrigues que se queixaram, utilizando o pretexto da defesa da honra para deitarem mais umas "achas" para a fogueira (desta vez, atacando o deputado Pedro Duarte e o PP). Claro que quando o PSD estava na oposição, o aproveitamento desta regra processual era feito por deputados do PSD.
Não seria tempo de se alterarem radicalmente as regras que norteiam estes debates? É que estes parecem-se cada vez mais com autênticas feiras de vaidade, muitas vezes a roçarem a comédia e a falta de educação...

Sem comentários: