terça-feira, janeiro 13, 2004

O País das Universidades

Vital Moreira escreve no Público de hoje um excelente artigo sobre o fenómeno da multiplicação das instituições de Ensino Superior em Portugal. Efectivamente, Portugal deve ser dos países onde a rede de Universidades e Politécnicos é mais densa, tendo em conta que o território continental tem uma área de apenas 88 000 Km2.
Cada um dos distritos do continente (e são dezoito!) tem, pelo menos uma instituição de Ensino Superior e, tendo em conta que a oferta de vagas começa cada vez mais a superar a procura, não deixa de ser estranho que corram rumores de que o Governo se prepara para criar mais uma Universidade, desta feita em Viseu.
Penso que a "banalização" das Universidades privadas que se deu na década de 90 deveria servir de exemplo para que o Governo não fosse atrás da "pedincha" de certos Presidentes de Câmara que, por se darem bem com o Governo, pensam que se podem dar ao luxo de "exigir" uma Universidade para a sua terra. Todos sabemos que o Presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas (que também é Presidente da Associação de Municípios Portugueses) é do PSD e tem alguma influência junto do Governo. Contudo, espero que Durão Barroso não vá na conversa do facilitismo e reconsidere que o País já está a "abarrotar" de Universidades.
Mais importante seria sim reformar (incluindo extinguir) muitos dos cursos que existem e que, não tendo alunos, servem apenas para "embelezar" as publicações das Universidades e dar emprego (não trabalho!) a alguns docentes do Ensino Superior... A propósito, para que servirá o curso de Engenharia da Linguagem da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa?

Sem comentários: