sábado, janeiro 03, 2004

O vício da "futebolmania"...

O Público de hoje dá a conhecer os programas mais vistos na televisão portuguesa durante 2003, confirmando-se o vício que os portugueses têm pelo futebol, pois dos dez programas com mais audiência, nove corresponderam a jogos de futebol. Claro que estes estudos (se é que se podem chamar estudos!) de audiência têm pouca validade científica, mas não é nada de admirar que os números estejam próximo da realidade.
Reparem que, segundo as audiências de 2003, não aparecem nos primeiros lugares as entrevistas que Durão Barroso e Jorge Sampaio concederam à RTP1, nem tão pouco os vários espectáculos musicais que foram transmitidos pelas televisões generalistas ou mesmo as estreias em televisão de alguns filmes de sucesso.
Mais uma vez fica demonstrado que o português, regra geral, é "doido" pelo futebol, ao passo que, relativamente, a outras matérias, como a política ou a cultura, revela uma ignorância confragedora. Claro que há excepções e, muitos de nós, os frequentadores da blogosfera, pertencemos a essa excepção... Aliás, seria interessante saber qual o conhecimento da maioria dos portugueses em relação à blogosfera. Aposto que a maioria não sabe ainda o que é um blogue.
Isto não quer dizer que, quem tem um blogue não aprecia futebol. Bem pelo contrário: eu próprio amanhã irei assistir pela televisão ao Benfica-Sporting, mas não me limito ao futebol... Também gosto de ver debates televisivos, um bom programa musical (não na versão de imitações...) ou um bom filme.
Aliás, a procura do conhecimento cultural por parte da população portuguesa revela-se bem pelo tipo de publicações escritas que mais vendem: as revistas Maria e Caras ou os jornais A Bola e Record...
É pena subsisitir esta realidade, mas é difícil de alterar as mentalidades, não é?

Sem comentários: