segunda-feira, janeiro 12, 2004

Uma descentralização com "pés de barro"...

Antes ainda de assistir ao programa Prós e Contras de hoje na RTP1, que tem como tema a interioridade, vou apresentar aqui a minha opinião sobre a nova reforma administrativa que o Governo deu hoje início, através da apresentação da nova comunidade urbana do Vale do Sousa.
Penso que esta tentativa de reformar a divisão administrativa do território português peca por um grande pecado, que consiste no facto de a mesma estar a ser feita totalmente ao nível das autarquias (sem intervenção do Estado), com estas a jogarem em várias frentes na procura do maior protagonismo possível e pela união de concelhos cujos autarcas se entendem melhor... Quero com isto dizer que há o risco de, após as próximas eleições autárquicas, alguns dos novos presidentes de câmara tencionarem deixar a respectiva comunidade urbana, para pertencer a outra que nessa altura mais lhe convir.
Acho que seria mais conveniente e eficaz promover comunidades urbanas, desde que o poder central tivesse alguma intervenção na sua constituição, por forma a que estas pudessem ter uma "vida" suficientemente longa e equilibrada. Pelo que tem vindo a público, muitas das comunidades urbanas estão a ser autenticamente "negociadas" entre autarcas amigos, alguns do mesmo partido, havendo o risco de as tornar artificiais, promovendo assim a criação de mais uma frente "lobbista".
Espero sinceramente estar enganado e que o programa de mais logo na RTP1 me faça mudar de opinião. A ver vamos...

Sem comentários: