quinta-feira, fevereiro 05, 2004

Mais uma tentativa para a paz possível...

Durante os últimos dias, o Primeiro-Ministro de Israel, Ariel Sharon, tem assumido uma postura firme e lúcida na procura de uma base de entendimento entre israelitas e palestinianos que possa, a médio prazo, conduzir a um novo e efectivo processo de paz naquela, tão conturbada, região do mundo.
Apesar de Israel ter sofrido na passada semana os efeitos trágicos de mais um atentado terrorista contra civis e indo contra algumas facções da extrema-direita judaica, Sharon afirmou querer desmantelar os colonatos judeus situados na Faixa de Gaza. Com esta atitude, o Governo israelita dá, mais uma vez, o primeiro passo para que seja possível a realização de um encontro entre os Governos israelita e palestiniano, no sentido de avançar para uma situação de paz.
Do lado palestiniano, Arafat permanece mudo, certamente por não saber da reacção dos grupos terroristas que o sustentam no poder e, que ainda há poucos dias, deram o sinal de que o que pretendem é inviabilizar um acordo entre as duas partes.
Esperemos que esta nova tentativa de paz se concretize e que não regressem os discursos das Intifadas...

Sem comentários: