quarta-feira, fevereiro 04, 2004

Os que se julgam "donos" do 25 de Abril...

Fernando Rosas, reputado historiador e conhecido militante do Bloco de Esquerda (BE) escreve no Público de hoje um artigo anti-direita, dando a entender que as conquistas iniciadas pela Revolução de Abril de 1974 são um património exclusivo da denominada esquerda anti-fascista, como que se todos aqueles que antes da Revolução não militassem em organizações políticas de esquerda fossem contra a democracia e a liberdade! Um autêntico disparate, ainda para mais vindo de quem vem... um historiador!
Nos últimos tempos, tem-se difundido no país uma ideia de que o PSD virou à direita, arrastado pelo que a esquerda designa de minoria da extrema-direita (insinuação ao PP). O que o BE anda a proclamar, com o apoio de algumas personalidades políticas de esquerda, como Mário Soares, é a completa desinformação do que foi o processo conturbado da instauração da democracia e da liberdade em Portugal, ainda para mais no ano em que se comemoram 30 anos sobre a referida data. Estes esquerdistas ortodoxos esquecem-se que a liberdade em Portugal não se instalou logo no dia 25 de Abril de 1974, mas sim, e definitivamente, no dia 25 de Novembro de 1975.
Estes senhores que se julgam "donos" do 25 de Abril devem estar esquecidos que, caso no dia 25 de Novembro de 1975 não se tivesse assistido à derrota do projecto socialista radical, talvez ainda hoje não pudessem dizer muitas das barbaridades que dizem...

Sem comentários: