sábado, março 27, 2004

Ainda acerca da pobreza em Portugal...

Ontem, no programa da SIC Notícias, Expresso da Meia-Noite, falou-se sobre os mais recentes números vindos a público a propósito do fenómeno da pobreza em Portugal. No dito programa, o Professor Bruto da Costa, especialista na matéria, com variadíssimos estudos realizados, explanou de viva voz algumas das considerações sobre este fenómeno, do qual alguns políticos da nossa praça se aproveitaram para fazer guerrilha poítica, com destaque para Ferro Rodrigues, Carlos Carvalhas e, o sempre incontornável, Mário Soares.
Afirmou Bruto da Costa que não se pode dizer que o fenómeno da pobreza se agudizou nos últimos anos e que, muito menos, se deve tentar equiparar a pobreza actual com a pobreza de há vinte anos atrás. E, isto porque o conceito do que é ser-se pobre evolui no tempo e a consciência que cada um tem do seu nível de vida é muito relativa e dependente das expectativas que cada um tem e, inclusivé, da literacia que se possui para responder a inquéritos, muitas vezes, incompreendidos pela população menos instruída.
Não se faça, pois, da pobreza, motivo de disputa político-partidária... Estude-se, seriamente, o fenómeno da pobreza em Portugal e, em vez de o combatermos apenas com obras de caridade, invista-se na educação, na formação profissional e na iniciativa privada...

Sem comentários: