quarta-feira, março 31, 2004

Multipliquemo-nos!!!

Pelos recentes dados do INE, Portugal poderá vir a perder um quarto da sua população até 2050, como resultado da diminuição da taxa de natalidade e do crescimento da taxa de mortalidade. O problema principal reside ao nível dos valores estimados de fecundidade, que em 2050 rondarão os 1,3 crianças por mulher, o que é um valor manifestamente aquém dos 2,1 necessários para o regular índice de renovação das gerações.
Há poucos dias atrás, o Governo apresentou os "100 Compromissos para uma Política da Família", que apesar de englobar algumas medidas em defesa da família, fica algo aquém do que se exigiria de um compromisso devidamente sustentável e preocupado com o futuro populacional do País. Das 100 propostas, nenhuma tem um cariz verdadeiramente natalista, no sentido de discriminar positivamente, em termos fiscais, as famílias que tenham mais filhos.
Numa época em que cada vez há menos casamentos (e que são cada vez mais tardios) e que parece estar na moda o celibato e as uniões de facto não reprodutivas, já para não falar dos casos de homossexualidade, ainda tenho esperança que este Governo e o Ministro Bagão Félix coloquem a mão na consciência e apresentem verdadeiras propostas natalistas, a favor da família e da reprodução consciente e sustentável...

Sem comentários: