sexta-feira, junho 25, 2004

Mas, que boa notícia...

A notícia que o Público de hoje avança, segundo a qual o CDS/PP está a ponderar seriamente a hipótese de ter que ir sozinho a votos nas próximas eleições legislativas, revela que os dirigentes populares, com destaque para Portas, já se aperceberam do sério risco de o actual CDS/PP se esfumar, por via da transição de votos populares para o PSD, caso a actual coligação se mantenha para além da actual legislatura.
Esta é uma boa notícia para as hostes laranjas, pois, assim parece já não ser necessário "esticar" mais a corda no sentido de "obrigar" Portas e o seu partido a desligarem-se do PSD.
De facto, penso que uma possível coligação pré-eleitoral em 2006 iria ser prejudicial ao PSD, pois muitos dos seus militantes e simpatizantes preferem abster-se a terem de ir colocar a cruz numa coligação onde aparece um partido, cujo líder, incomoda muitos "laranjinhas". Por outro lado, muitos eleitores do centro, que ora votam PSD, ora votam PS, sentem-se muito mais à vontade para apoiarem um PSD sozinho do que uma coligação PSD/PP.
Durão já deve ter dado sinais suficientes a Portas para que este vá organizando as suas "tropas" para a batalha eleitoral de 2006. E a possibilidade de o PSD voltar a governar sozinho surge outra vez como uma séria hipótese a ter em conta. É que a manter-se o actual líder Ferro Rodrigues à frente dos destinos do PS não parece haver alternativa credível a Durão Barroso...

Sem comentários: