sexta-feira, julho 02, 2004

Comportamento irrepreensível...

Desde que se entrou numa nova etapa da situação política portuguesa, desencadeada pela ida de Durão Barroso para Bruxelas, que o PSD, enquanto partido mais votado nas últimas eleições legislativas e com um mandato expresso de quatro anos para tomar conta dos destinos de Portugal, se tem vindo a comportar de forma adulta, serena e responsável.
De facto, o PSD, enquanto partido com plena legitimidade para formar um novo Governo tem demonstrado uma atitude adulta ao não "fugir" das responsabilidades que a democracia exige deste grande partido, demonstrando disponibilidade e vontade para compatibilizar a ida de um português para um cargo de enorme relevância internacional com a continuação da política sufragada pelos portugueses há dois anos atrás.
Por outro lado, a serenidade tem estado presente não só no discurso da grande maioria dos militantes do PSD, mas também na acção desencadeada para a eleição de um novo líder do partido. A eleição legítima e democrática de Santana Lopes para Presidente do PSD em Conselho Nacional é a prova da maturidade com que o PSD consegue resolver situações inesperadas. E, não são as afirmações críticas de alguns militantes que têm conflitos pessoais com Santana Lopes que beliscam a forma séria com que o PSD tem encarado e resolvido esta situação.
Finalmente, os órgãos sociais do partido têm respeitado por completo a acção de Sampaio e não o têm colocado entre a espada e a parede. Já por várias vezes que Santana Lopes tem vindo a afirmar que o PSD está pronto a prosseguir com o cumprimento do programa de Governo, por forma a evitar que o País entre num processo de auto-gestão durante vários meses. Se Sampaio optar pelas eleições, Santana já disse que respeita a decisão de Sampaio e que estará pronto para as mesmas...
Agora, não me esqueço que Sampaio é socialista e já se coligou com os comunistas para ganhar a Câmara Municipal de Lisboa, tendo o próprio deixado o município lisboeta entregue a João Soares para ir para a Presidência da República. E, também não me esqueço que ao longo de oito anos de mandato a palavra por si mais pronunciada tem sido "estabilidade". A ver vamos o que vale o termo "coerência" para Sampaio...

Sem comentários: