terça-feira, julho 20, 2004

Uma questão prioritária...

No primeiro Conselho de Ministros realizado pelo novo Governo, Santana Lopes deu instruções à nova Ministra da Educação para que esta verifique a actual situação da colocação dos professores, por forma a garantir que o novo ano escolar comece com toda a normalidade.
Depois de uma semana conturbada, dominada por um novo adiamento na publicação das listas definitivas de graduação dos professores e pelo veto de Sampaio à nova Lei de Bases do Sistema Educativo, Santana Lopes teve o discernimento necessário para colocar a questão da Educação como uma prioridade na actual linha de acção do Governo.
É imprecindível que a nova Ministra da Educação, Maria do Carmo Seabra, dê aos professores e aos encarregados de educação deste país, todas as garantias de que, ainda antes das aulas se iniciarem (16 de Setembro), a grande maioria dos professores estarão (bem) colocados nas suas escolas para, assim, darem início ao novo ano lectivo de forma serena e tranquila. Esta será uma das tarefas "quentes" com que a nova Ministra terá com que se confrontar, não podendo refugiar-se nas acções tomadas a cabo pelo seu antecessor. Espero bem que, pelo menos, desta vez, tenhamos um início de ano lectivo bem mais tranquilo que os anteriores. Para bem de todos: alunos, pais, professores e Governo...
Actualização: parecem-me correctas e de bom augúrio as escolhas  de José Canavarro e de Diogo Feio para as duas Secretarias de Estado do Ministério da Educação, com destaque para Canavarro por ser um especialista em temas educativos.