terça-feira, novembro 30, 2004

Lá vamos para eleições. Sem medo...

Jorge Sampaio, depois de ter passado quatro meses numa situação de mal-estar e isolamento político, atacado pelos partidos de esquerda e desgastado pela generalidade da imprensa, resolveu dar o "braço" a torcer e convocar eleições antecipadas. O mais grave é que o poderia ter feito há quatro meses atrás ou aquando da apresentação do Orçamento de Estado. Não o fez nessas alturas... Decidiu-se agora por esta decisão depois de um Ministro sem qualquer força política (porventura seria dos menos conhecidos pela opinião pública) ter saído do Governo pelo próprio pé e zangado com o seu "amigo" Santana Lopes, imbuído num estado de raiva e ódio.
Jorge Sampaio sai desta situação de forma comprometida e dando a imagem de falta de coerência. A mais que provável ingovernabilidade dos próximos meses será, em primeira instância, responsabilidade sua. Claro que PS, PCP e BE batem as palmas, sonhando com a possibilidade de entrarem numa possível esfera governativa de esquerda.
Quanto ao PSD e PP, nos próximos dias terá que ser esclarecida a forma como cada partido se apresentará a eleições. Em caso de concorrerem separados (esperemos que sim), o PP terá a vida dificultada, enquanto o PSD se poderá "soltar" das amarras da coligação e tentar convencer os portugueses que só com uma política de centro-direito é que Portugal poderá continuar o rumo certo de abandono dos tempos difíceis que, recorde-se, começaram nos tempos da governação de Guterres.
Santana Lopes terá apenas que se confrontar com um problema (por sinal, bem grave): o partido está dividido, com alguns (poucos, mas ruidosos) ilustres militantes do PSD contra a liderança do próprio partido e a generalidade dos militantes de base unidos em torno do seu líder. Creio que o PSD saberá, em tempo de dificuldades, unir-se e enfrentar as próximas eleições confiante e sem medo...