quinta-feira, janeiro 06, 2005

Deputados de onde?

Este novo ano não começou nada bem a nível internacional, com a catástrofe natural que assolou alguns países do Índico, ao mesmo tempo que continuam os atentados em solo iraquiano e muitas outras misérias escondidas se multiplicam por esse mundo fora.
Entretanto, aqui, por este Portugal meio adormecido, muito se tem falado das listas de candidatos a deputados que os principais partidos vão levar às próximas eleições. A confusão deve estar instalada na cabeça de muitos portugueses: afinal, as senhoras e senhores que representam o povo na Assembeia da República são deputados da Nação ou do distrito? É que se uns acusam os partidos de colocarem nas listas os chamados "paráquedistas" que nada têm que ver com os distritos pelos quais vão a votos, há outros que, e muito bem na minha opinião, lembram que em legislativas vota-se, quer se queira, quer não, num partido candidato a governar Portugal.
O que faz falta a Portugal é uma efectiva e completa reforma do sistema político, pois, nem a divisão distrital do País tem lógica na actual configuração regional de Portugal, nem sequer o acto eleitoral das legislativas se enquadra, de facto, num voto em deputados que, na maior parte das vezes, são desconhecidos da opinião pública.
Que venha a discussão sobre os programas eleitorais e as propostas de cada partido, que, afinal, é o que interessa neste momento...

1 comentário:

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » » »