terça-feira, junho 10, 2008

O Presidente passou-se de vez...

Na véspera das comemorações de mais um "Dia de Portugal", eis que Cavaco Silva se passou de vez. Visivelmente incomodado com as questões dos jornalistas sobre os recentes protestos dos camionistas, o Presidente saiu-se com uma frase, no mínimo, incompreensível. Apelidar o 10 de Junho como o "dia da raça" é mau de mais para um Presidente da República que se tem desmultiplicado em declarações públicas apelando ao rigor, à exigência e à maturidade da população portuguesa, nomeadamente dos mais jovens. Ponho-me a imaginar se numa das minhas aulas de Geografia dissesse aos meus alunos que a cada 10 de Junho se comemora o dia da "raça portuguesa"! Porventura até poderia ter um processo disciplinar em cima... Mas, com os políticos tudo ou quase tudo se perdoa.

Votei em Cavaco Silva para Presidente da República, mas isso não me impede de pensar que esta sua declaração é simplesmente repugnante. Ando eu a fomentar junto dos meus alunos o respeito pela diversidade cultural e o combate ao racismo e à xenofobia (no 8º ano de escolaridade este é um dos conteúdos a desenvolver na disciplina de Geografia) e Cavaco Silva sai-se com esta!!! Só visto... Imperdoável!!!

6 comentários:

AnaCristina disse...

Triste é que acho que nem sequer pensou no que ia dizer... Ou seja foi sincero!

contradicoes disse...

O pior é que além de intimamente reconhecerem que erraram não são capazes de se desculpar, o que não lhe ficaria nada mal, bem pelo contrário.

Paulo disse...

Obrigado pela visita.
Agora vou ver a selecção jogar.
Abraço
Paulo

Unknown disse...

Não vejo televisão, e não tenho comprado jornais... É de facto imperdoável o que o sr. presidente da républica, representante do povo português, disse. Vergonha - é o que sinto - pois esta frase "dia da raça", não tem meias interpretações possiveis.

de.puta.madre disse...

Aquilo é uam coisa da idade! O homem já tem 76 anos! Não parece, mas é! Os primeiros sinais da velhice...

Anónimo disse...

Não sabia o que dizer, então saiu-se com esta infeliz explicação...
Bjs da Maria