segunda-feira, março 12, 2012

Recordar as PPP`s

As parcerias público-privadas constituem um dos principais factores que obrigaram Portugal a recorrer ao empréstimo concedido pela "troika". Pena é que não tenhamos uma legislação semelhante à da Islândia que permita levar a julgamento o responsável principal por esta "catástrofe" financeira...
O actual Governo prepara-se para, dentro do possível, dar a conhecer novidades sobre os contratos que os anteriores governos (sobretudo os socialistas) assinaram com as entidades privadas que, todos os dias, ganham milhões de euros à custa dos contribuintes portugueses. A maior parte dos contratos dizem respeito a auto-estradas, muitas delas, autênticos "desertos de cimento" que não servem para nada. Há ainda auto-estradas, como a A25, que foram feitas à custa da destruição de antigos IP`s e que agora obrigam milhares de portugueses a gastar dezenas de euros por mês para irem trabalhar, por falta de alternativas. Felizmente que o TGV e o aeroporto de Lisboa já fazem parte do passado. Quanto à Parque Escolar, fica para outro artigo...
Mas, voltando ao desastre das PPP`s deixo aqui apenas dois gráficos que são bem elucidativos sobre quem nos meteu no buraco em que (ainda) nos encontramos.


Os governos socialistas são responsáveis por mais de 90% dos contratos assinados com os privados e que obrigam a pagamentos exorbitantes até ao ano 2050. E, compare-se o que os governos de Guterres e Sócrates fizeram com o que outros países da UE gastam ao nível das PPP`s.


Sócrates fugiu para Paris, mas o Correio da Manhã tem trazido, de vez em quando, umas novidades sobre o "carrasco" de Portugal. Pode ser que ainda se venham a descobrir umas coisas sobre a forma como Sócrates enriqueceu...

1 comentário:

Anónimo disse...

É tudo verdade e seria fantástico que por aqui, no rectângulo, se procedesse da mesma forma que na Islândia... mas não se iluda!

Este povo de brandos costumes e curta memória ainda vai colocar no lugar do arruinado silva, este... inominável animal que dá pelo nome pinto de sousa.

Mas isso que você disse já eu estou careca de saber, apesar de estar farto de as culpas serem atribuídas só ao referido camafeu, mas pronto, é o partido da sua eleição (e cá entre nós... concerteza que está por aí com olho num cargo de vereador... não?). Deixemos o passado de vez e encaremos o futuro!

O que seria interessante era o senhor referir o último tiro (de obus) que sua excelência arruinado silva deu nos pés, sobre as inconfidências que constam do pasquim que mandou publicar!

O que seria interessante era o senhor referir sobre a saída do elemento do ministério da economia que estava com vontade de mudar a porcaria que tem, desde sempre e por todos eles, vindo a ser feita!

Um abraço e avancemos, que o passado já lá vai e só vale a pena perder tempo com ele se tivermos a coragem de tomar as diligências necessárias a proceder como na islândia!... mas como eu não acredito que os nossos políticos tomem as medidas necessárias (pois seriam eles os atingidos) e não acredito que o povo se revolte como em 74 (não há militares interessados nisso o coelho tem vindo a garantir isso), resta ver o que o futuro nos espera!

Um abraço