terça-feira, dezembro 30, 2014

2014: o ano do início do fim da impunidade...

Foi mais um ano de austeridade, de crise, de dificuldades e de angústia do povo português. E os próximos continuarão a ser mais do mesmo. O tempo das "vacas gordas" acabou. Com um dívida colossal e um crescente envelhecimento da população, o Estado terá tendência a deixar de ser um mãos largas, como o foi ao longo de muito anos. A não ser que os socialistas voltem ao poder e consigamos superar os gregos na "arte" de saber desgovernar...
Mas este ano fica marcado pelo caso José Sócrates. Sem dúvida! É que, por mais que não fossemos com a cara do homem (e eu nunca fui com a cada do sujeito), nunca ninguém imaginou que o pudéssemos ver na cadeia. E, por mais que se falasse no juiz Carlos Alexandre (e há já vários anos que se falava na coragem deste juiz), nunca ninguém imaginou que este tivesse a "ousadia" de colocar em prisão preventiva um ex-Primeiro Ministro.
Claro que 2014 teve muito mais casos, episódios e acontecimentos relevantes, fosse na política interna e internacional, a nível social, em termos científicos, mas, para mim, a prisão de Sócrates marca um ano em que os políticos começaram a ter receio das consequências dos seus actos. O juiz Carlos Alexandre marca uma viragem na forma como em Portugal se faz política. É que agora será mais difícil que um qualquer agente político (desde um simples presidente de freguesia ao Primeiro-Ministro) faça o que bem lhe apetece com os dinheiros públicos.
Um bem-haja ao juiz Carlos Alexandre... E quanto a José Sócrates, só espero que a justiça lhe seja mesmo feito... 

2 comentários:

Anónimo disse...

O fim da impunidade? O Pedro estará a falar do Portas, no caso dos submarinos, onde, após as condenações na Alemanha, já se sabia que aqui também haveria forçosamente condenações (caso fôssemos um país a sério)? Ou será de Salgado e companhia, que conseguiram afundar o BES sem que lhes acontecesse nada?

Anónimo disse...

Ou será da fuga ao fisco do tal tipo com alzheimer que dá pelo nome de passos coelho...